Notícias

Quem Fala Assim

A Associação Portuguesa de Gagos colabora com o Projecto Quem Fala Assim.

Quem Fala Assim é um projecto multidisciplinar, da iniciativa da Interferência, associação artística sediada no Porto, que une dois compositores em trabalho colaborativo, instrumentistas e artistas multimédia num espectáculo sobre o potencial sonoro e artístico da gaguez. Um concerto multimédia que explora a gaguez como meio para a criação musical.

Paralelamente à criação/preocupação artística, este projecto procura intervir na reflexão social para a gaguez.

Quem Fala Assim é uma produção da Interferência, em colaboração com a Associação Portuguesa de Gagos, e o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes, Antena 2, FabLab Porto e AISCA.

 

 

IMPRESSÕES DA ANTE-ESTREIA

E se um gago falasse daquilo que sente? O quanto lhe custa a falar, o quanto se cansa de se repetir, o que mais o irrita? Talvez fosse interessante, mas acho que já vimos isso repetido algumas vezes….

E se um amigo de um gago falasse aquilo que ele acha que é a gaguez? Qual seria a opinião dele da gaguez do amigo?

E se uma música fosse feita a partir da voz dessa conversa? Seria harmoniosa? Caótica talvez… Sonora em todos os campos?!…

E se juntássemos todas estas vertentes?

Quando entrei na sala da antestreia do espetáculo QUEM FALA ASSIM, dia 07 de agosto de 2020 no Teatro Amador de Sandim, já previa um espetáculo que me iria surpreender, o que não imaginava era um espetáculo que me iria dilacerar de uma forma tão emotiva e tão sentida.

Não tenciono de forma alguma contar spoilers do espetáculo, mas não consigo deixar de referir o como foi para mim a melhor descrição da minha própria gaguez. Como um rasgo de realidade, refletindo todos aqueles momentos em que senti as cordas vocais dilaceradas pela vontade de ser escutada num só grito.

Quem fala assim é a gaguez despida de preconceitos, a vontade de rir com a nossa vontade de falar. Afinal, quem somos nós se não o nosso próprio reflexo. Podemos vestir as nossas melhores roupas, as nossas melhores joias, mas no momento em que falamos sentimo-nos despidos numa mesa de autópsia. E naquele simples momento, eis que abrimos os olhos e dizemos: espera que eu ainda tenho algo para dizer.

Mas além do lado de um gago, QUEM FALA ASSIM mostra-nos um lado inovador: o lado do amigo do gago que ri do próprio amigo. O lado daquele que escuta, impacientemente com grande paciência. O lado de quem entende e ouve. Talvez um lado bastante descorado, e aquele lado que mais nos faz rir de nós próprios.

Pelo meio assistimo-nos a nós próprios, outros gagos, em som uníssono e numa melodia desenfreada. Afinal a maior mensagem talvez seja mesmo essa: para que queremos a nossa voz se não para falar?

Para todas as pessoas que gaguejam, para todos que acompanham aqueles que gaguejam ou apenas para quem quer saber algo mais sobre a disfluência, sem dúvida, QUEM FALA ASSIM é um espetáculo a não perder.

— Ana Isabel Duque Ferreira

 

 

QUEM FALA ASSIM  NA COMUNICAÇÃO SOCIAL

Quem Fala Assim: a gaguez sobe ao palco no Festival Altitudes (Público, 13/08/2020)

 

Sobre a APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi fundada em Agosto de 2005.

É uma associação de âmbito nacional com sede na freguesia de Alqueidão, concelho da Figueira da Foz.

É desde 2011 membro da European League of Stuttering Associations.

Contactos

Associação Portuguesa de Gagos

adress Rua Principal, 78, Negrote, Alqueidão 3090-834 Figueira da Foz Portugal

phone 910 155 871

email gaguez@sapo.pt

Redes Sociais

facebook

Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez

laco    22 de Outubro