Notícias

Orgulho na gaguez – Respeito, dignidade, reconhecimento

Devemos ter orgulho em quem somos, independentemente da nossa gaguez. O orgulho pode ser o antidoto para a vergonha e a culpa que muitos de nós experienciam. A nossa luta com a gaguez deriva geralmente de ver a gaguez de forma negativa, o que é compreensível, dadas as dificuldades que frequentemente experienciamos quando falamos. Esta luta, no entanto, também é resultado de uma sociedade que, em geral, não percebe, e frequentemente não aceita, a gaguez. Quando falamos em orgulho na Gaguez permitimo-nos abrir à ideia de que estamos bem, mesmo que gaguejemos, mas ainda mais; que podemos ter orgulho em quem somos e em toda a pessoa que somos. Podemos ter muito orgulho em nós mesmos quando falamos, mesmo com a nossa luta para o fazer. Podemos ter orgulho em "mostrarmo-nos", quando escondermo-nos poderia ser mais fácil.

Na comunidade das pessoas que gaguejam, tem havido muita discussão em torno do conceito, emprestado da comunidade LGBT, de "sair do armário", acerca de, de forma orgulhosa e sem pedirmos desculpa, nos permitirmos gaguejar. Este "sair do armário" pode de facto ser libertador, já que permitimos que os nossos verdadeiros "Eus" sejam vistos, e nos permitimos seguir os nossos sonhos e ambições sem deixar que a gaguez nos impeça. Quanto mais saímos do armário, mais a gaguez se torna uma parte comum da sociedade, mais sensibilização e aceitação provoca, e mais as pessoas que gaguejam percebem que não estão sozinhas.

O conceito de Orgulho na Gaguez é intelectual e emocionalmente desafiador para muitos de nós. As palavras “respeito”, “dignidade” e “reconhecimento” são importantes pois reflectem a mensagem de Orgulho na Gaguez - merecemos respeito, merecemos dignidade e merecemos ser reconhecidos como pessoas.

Somos muito mais que pessoas que gaguejam e estamos orgulhosos.

 
Texto oficial do Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez (ISAD) 2016

 

Traduzido por José Carlos Domingues

 

 

Sobre a APG

A Associação Portuguesa de Gagos foi fundada em Agosto de 2005.

É uma associação de âmbito nacional com sede na freguesia de Alqueidão, concelho da Figueira da Foz.

É desde 2011 membro da European League of Stuttering Associations.

Contactos

Associação Portuguesa de Gagos

adress Rua Principal, 78, Negrote, Alqueidão 3090-834 Figueira da Foz Portugal

phone 910 155 871

email gaguez@sapo.pt

Redes Sociais

facebook

Dia Internacional de Consciencialização para a Gaguez

laco    22 de Outubro